Uma “boa prática” é uma maneira de realizar uma atividade que provou sua eficácia em diferentes contextos e situações e, portanto, é reconhecida institucionalmente como a linha de ação ideal.
Nesta seção, não mostraremos apenas boas práticas, mas experiências replicáveis em geral. Por conseguinte, algumas das experiências mostradas podem não cumprir a definição de uma boa prática, mas são consideradas pelos revisores como lições úteis aprendidas e recomendações a compartilhar com pessoas que possam querer embarcar em iniciativas semelhantes.
Critérios
Para que uma experiência, iniciativa ou atividade seja elegível à publicação no Hub da Rede da ONU para Migração, ela deve satisfazer determinados critérios.
Aplicada
A prática deve ter sido implementada global, regional ou nacionalmente, não sendo meramente uma proposta ou teoria.
Relevante
A prática deve estar vinculada à implementação de metas e ações específicas da Declaração de Los Angeles, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e dos objetivos do Pacto Global para Migração (GCM, sigla em inglês).
Coerente
A prática deve estar alinhada com os princípios orientadores do Pacto Global para Migração (GCM, sigla em inglês), tais como uma abordagem centrada nas pessoas, foco pan-social e pan-governamental, cooperação internacional, soberania nacional, Estado de Direito, desenvolvimento sustentável, direitos humanos, igualdade de gênero e direitos das crianças.
Inovadora
Ela deve apresentar uma nova abordagem que possa inspirar outras pessoas a desenvolver práticas semelhantes.
Replicável
Ela deve ser potencialmente adaptável a diferentes contextos nacionais e regionais, além de estar documentada para facilitar a transferência e o aprendizado.
Transversal
Ela deve ser consistente com a visão abrangente do Pacto Global para Migração (GCM, sigla em inglês) e abordar os benefícios e desafios da migração para os indivíduos e comunidades.
Oportuna
Ela deve ser de preferência implementada após a adoção do Pacto Global para Migração (GCM, sigla em inglês) em dezembro de 2018.